quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Carnavais são cancelados para evitar interdições

Os organizadores de eventos de Natal estão optando pelo cancelamento dos festejos previstos para o carnaval em função das necessidades de adequação exigidas pelo Corpo de Bombeiros. As organizações do Carnaval Praia Shopping 2013 e da Chamada Carnavalesca da Ribeira anunciaram ontem a suspensão das festas. O motivo alegado em comunicado por ambos é falta de tempo hábil para atender todas as solicitações feitas e o temor de interdições de última hora.

Henrique Fontes cobra dos órgãos ação consistente e estruturante 
Henrique Fontes cobra dos órgãos ação consistente e estruturante

O Praia Shopping informou que o cancelamento do "Carnaval Praia Shopping 2013",  tradicional evento que seria realizado entre os próximos dias 9 e 12 de fevereiro, nas dependências do estabelecimento, pretende evitar futuros transtornos com interdições de última hora. "O shopping compreende e apoia o trabalho de fiscalização e as recomendações do Corpo de Bombeiros do Estado. A suspensão do evento tem por objetivo obedecer com rigor a legislação municipal e continuar tratando com seriedade e comprometimento  a segurança e o conforto dos nossos clientes e funcionários. O Praia Shopping assume o compromisso de investir forte e antecipadamente para atender as recomendações e voltar a sediar o evento em 2014", justifica o comunicado

A Chamada Carnavalesca da Ribeira, foi anunciada para acontecer na terça-feira de Carnaval, dia 12. O evento promoveria shows gratuitos no Armazém Hall e no Centro Cultural Do Sol, ambos na rua Chile, com atrações do RN e de outros estados. Os organizadores acataram a recomendação do Corpo de Bombeiros, que realizaram vistorias e apontaram necessidades de adequação, e decidiram pela não realização das apresentações musicais.

"As solicitações dos Bombeiros para realizar a atividade não podem ser atendidas a tempo do evento acontecer, são questões burocráticas e patrimoniais. Nos esforçamos ao máximo para realizar os shows mas não foi possível, então achamos mais prudente aceitar a recomendação do que enfrentar um embargo ou algo parecido no dia da atividade", diz Anderson Foca, um dos organizadores da Chamada. As vistorias a estabelecimentos de lazer foram intensificadas após o incêndio ocorrido em uma boate da cidade de Santa Maria (RS), que vitimou 237 pessoas no final do mês de janeiro.


Reflexão

A programação da Ribeira foi transferida para a semana seguinte ao Carnaval, quando haverá um ciclo de debates na Casa da Ribeira com a intenção de envolver artistas, público e, principalmente, iniciativa privada, poder público e todos órgãos do governo que regulamentam o funcionamento de espaços culturais públicos e privados do Estado.

Diante da situação, o Circuito Cultural Ribeira propõe uma mudança de foco para fevereiro com a realização do ciclo de debates. "Estamos vivendo uma crise de consequências graves para a cultura e o entretenimento no Brasil. Precisamos encontrar uma forma de resolver os problemas e aumentar ainda mais a segurança de quem vai a qualquer espaço que reúna pessoas. Só fechar os espaços e proibir shows, peças e eventos de acontecer não resolve o problema. Precisamos de uma ação consistente e estruturante. O momento é de reflexão e diálogo e é exatamente o que vamos promover", diz Henrique Fontes, diretor da Casa da Ribeira e um dos organizadores do Circuito Cultural.

O debate irá acontecer na Casa da Ribeira, após o Carnaval, mas o dia e horários ainda não foram definidos. A atividade também será transmitida via internet. O acesso será gratuito e aberto para qualquer interessado na área. Informações nas páginas eletrônicas www.circuitoculturalribeira.com.br, www.casadaribeira.com.br e www.dosol.com.br.

Semsur fará  diagnóstico nas estruturas

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vai traçar um diagnóstico dos mercados e centros comerciais populares de Natal. O objetivo é verificar as principais demandas e deve começar logo após o carnaval. Uma empresa será contratada de forma emergencial para o trabalho ainda essa semana. O contrato também prevê a elaboração de um planejamento de intervenções. O titular da pasta, Ranieri Barbosa, reconhece a precariedade e risco das estruturas. "São áreas de risco, podendo ser interditadas a qualquer momento", define. A expectativa é que as obras comecem ainda esse ano.

A última Fiscalização Preventiva Integrada (FIP) - que envolve diversos órgãos de atuação nos processos de  licenciamento e regularização de edificações com características de grande concentração popular - centros comerciais, inclusive mercados e camelódromos, foi realizada em 2010. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros naquela época foram constatados uma total falta de correspondência com as normas de segurança. "Depois houve uma busca pela regularização. Alguns estabelecimentos conseguiram se regularizar e outros estão em processo", informa. Nos anos seguintes, 2011 e 2012, aconteceram outras vistorias, solicitadas por comerciantes com caráter de orientação.

COMO FUNCIONA
A Fiscalização Preventiva Integrada (FIP) contempla toda edificação de caráter multifamiliar, apenas residências unifamiliares estão isentas desse tipo de vistoria.  Elas acontecem periodicamente e o segmento investigado é escolhido por amostragem, segundo alguns critérios estabelecidos pelos órgãos participantes.

O Corpo de Bombeiros afirma não possuir efetivo que permita a criação de núcleos específicos e permanentes para fiscalizações periódicas de casas noturnas, centros comerciais, escolas, hospitais e demais segmentos. Por isso, as FIP seguem programação elaborada anualmente e que não são informadas à sociedade previamente para evitar fraude por parte dos vistoriados.

A assessoria de imprensa da corporação informa ainda que os proprietários devem provocar o serviço de vistoria sempre que qualquer tipo de alteração for feita nos projetos originais das edificações.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

© Copyright 2011 - 2018, Afonso Bezerra em FOCO - Todos os direitos reservados. Contato: abemfoco@gmail.com