
Alternando entre o primeiro e segundo lugar em todas as pesquisas de opinião pública para vereador em Natal, o radialista e apresentador de televisão, Luiz Almir, do PV e o comerciante Chagas Catarino, do PP, têm uma particularidade em comum. Os dois são bastante identificados com as comunidades onde atuam realizando trabalhos eminentemente sociais com atendimento às pessoas mais necessitadas.
Os dois políticos trabalham como uma espécie de assistentes sociais substituindo o Poder Público que não atende suficientemente as demandas da população. É nesse momento que chegam Luiz Almir e Chagas Catarino com uma ambulância para transportar um doente para o hospital, intermediar um emprego numa empresa, reivindicar melhoria para o bairro. Os dois possuem entidades filantrópicas e beneficentes que oferecem cursos profissionalizantes, exames laboratoriais, dentistas e médicos gratuitamente, completando assim, o ciclo de atendimento à população desassistida pelos governos. No momento as atividades estão paradas em obediência à lei eleitoral.
Mas, existem diferenças entre os dois principais líderes nas pesquisas de opinião pública para vereador em Natal. O extrovertido Luiz Almir é detentor de verve musical. Cantor brega, o seresteiro ficou famoso cantando músicas como “Você não me ensinou a te esquecer”, que segundo ele, “leva o público ao delírio” nas suas serestas pelo Estado. Ele já fez parceria musical com cantores como Agnaldo Timóteo, Reginaldo Rossi e Bartô Galeno e canta músicas de Altemar Dutra, Alcione, Núbia Lafaiete, Moacir Franco, entre outros sambistas e seresteiros famosos do País. Luiz Almir recebe convites para levar seu “serestão” aos bairros da capital e aos mais distantes municípios do Estado para cantar gratuitamente para um público seresteiro/brega/apaixonado. “Eu faço a alegria do povão e isso me dar muito prazer”, costuma dizer o ex-deputado estadual, que já se apresentou nos mais variados programas bregas como Clube do Brega da TV Diário do Ceará, Mega Brega em Macau e Bregaço em Assu. Luiz Almir atua também junto a grupos de jovens através de festivais e apoio a Escolas de Samba. A sua preferida é a Balanço do Morro, que recentemente lhe prestou homenagem.
Chagas Catarino, além do trabalho de filantropia que realiza em vários bairros de Natal, tem atuação destacada junto à juventude através do apoio e incentivo à prática esportiva. “É através do esporte que os jovens são retirados da rua e consequentemente da marginalidade. Considero o esporte a atividade de maior inclusão social”, diz o vereador do PP, candidato à reeleição. Micro empresário do setor de embalagens, Chagas Catarino constituiu-se na surpresa da última eleição quando poucas pessoas o conheciam no meio político e ele se elegeu vereador com quase 6 mil votos. No primeiro mandato não foi diferente, centrando sua atuação parlamentar na defesa das comunidades, tendo inclusive, se auto-proclamado como “vereador das comunidades”.
Nesses três anos foi um vereador assíduo ao trabalho e presente no plenário, participando dos debates e discutindo os projetos de interesse da coletividade nas Comissões Técnicas do Legislativo Municipal.
Tulio Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário