A cidade de Curitiba instalou, no início deste mês de julho, a primeira lanchonete popular nos aeroportos da Infraero. A segunda cidade que vai contar com o novo modelo é Natal e a inauguração está prevista para outubro ou novembro deste ano. O objetivo é estimular a concorrência entre as lanchonetes existentes no terminal aéreo, visto que a maioria fornece os alimentos com preços exorbitantes e superiores aos de mercado.
“A Infraero se viu na obrigação de instalar as lanchonetes populares”, disse Usiel Vieira, superintendente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em Natal.
O processo de licitação funcionará da seguinte forma: será um pregão presencial e a Infraero vai apresentar o preço mínimo de 4 mil reais e a empresa que apresentar o maior preço vai administrar a empresa e terá um contrato de 60 meses ou até o fechamento do Aeroporto Augusto Severo, que será desativado quando o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante começar a funcionar.
O pregão vai acontecer na Coordenação de Licitações da Superintendência Regional do Nordeste (SRNE), localizada na Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 6211, Imbiribeira em Recife no dia 07 de agosto.
Sobre o interesse das empresas potiguares, Usiel falou que muitas estão interessadas e cinco já demonstraram a intenção de administrar a lanchonete popular do Augusto Severo. “Isso é um resultado excelente”, comentou. Para os mais interessados o edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na seção de licitações do site da Infraero ou procurar a gerência da empresa em Natal, através do telefone 3087-1206.
De acordo com Vieira, a Infraero fez uma tabela de preços abaixo do mercado para 15 produtos, que entre eles estão o pão de queijo, refrigerante em lata, sucos naturais, café e sanduíches (natural ou não). O restante será por conta do futuro proprietário do estabelecimento.
O superintendente da Infraero comentou que os preços foram estabelecidos a partir de uma pesquisa feita em lanchonetes, supermercados e outros comércios em Natal. “A vantagem principal é que ela atrai a comunidade e também os passageiros do aeroporto. Além disso, ela estimula a concorrência a baixar os preços de seus produtos”, disse.
A estrutura do comércio mede 25,25 metros quadrados e será instalado no 3º piso do aeroporto, onde possui a vista panorâmica da pista do Augusto Severo.
Ao ser questionado se o Aeroporto São Gonçalo também tem o interesse de instalar, Usiel disse que não sabe, pois o terminal aéreo não pertence a Infraero, mas a uma empresa privada. A Inframérica é a empresa responsável pelo futuro aeroporto.
Entretanto, o superintendente da Infraero comentou que gostaria que os responsáveis do Aeroporto de SGA também acatassem a ideia da lanchonete popular. Primeiramente, as lanchonetes serão instaladas nas cidades sede da Copa de 2014 e em seguida, se estenderá para outras cidades.
Nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário