sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Você sabe o momento de trocar os pneus do carro?

Você precisa saber a hora certa para trocar os pneus. Isso está nos indicadores de desgaste. Eles estão posicionados no alto do costado dos pneus e são identificados por um triângulo ou pela expressão TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator), que aparecem de quatro a oito vezes em volta do pneu. Nesta mesma direção, no fundo dos sulcos (na banda de rodagem) existe um ressalto de borracha de 1,6 mm que indicará o momento exato da troca dos pneus.


Vendo os pneus, você saberia se está na hora de trocá-los? isso é uma tarefa simples 
Vendo os pneus, você saberia se está na hora de trocá-los? isso é uma tarefa simples

 
Além de ser perigoso rodar com pneus gastos, os veículos que forem pegos rodando com pneus com sulcos abaixo da profundidade estabelecida de 1,6 mm podem ser multados e apreendidos. Desgaste excessivo, oferecem os seguintes riscos: estouro do pneu; instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido à aquaplanagem; aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas; maior espaço necessário para executar uma frenagem segura.

Agora que você sabe tudo sobre o momento de troca, está na hora de ficar atento às 8 dicas de como escolher os novos pneus de forma correta.

Substitua os pneus por outros da mesma medida recomendada pelo fabricante do veículo;

No caso de pneus tipo câmara, é recomendável a troca da câmara e do protetor;

É recomendada a substituição da válvula ao montar um pneu novo;

Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo;

Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo;

Nunca monte pneus de dimensões ou construções diferentes em um mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora;

Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) ou desenhos da banda diferentes, assim como pneus novos com usados no mesmo eixo do veículo;

É possível utilizar pneus maiores ou menores que os recomendados, desde que a equivalência dos componentes seja respeitada, ou seja, que se mantenha o diâmetro externo equivalente ao dos pneus originais. Caso você não faça isso, correrá o risco de ter a leitura do velocímetro errada, aumentar demais a altura do carro em relação ao chão, causando desequilíbrio e, no caso de ter pneus maiores, poderá haver aumento de consumo, pois o veículo demandará mais força do motor para se movimentar.

Tribuna do Norte 

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