quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sedec participa de 16 encontros em Portugal, Itália e Espanha para captar investimentos para o RN

Após participar de missão governamental à Europa, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e o adjunto, Silvio Torquato, apresentaram à governadora Rosalba Ciarlini na segunda-feira (18) um balanço da viagem e dos acordos firmados com empresários de Portugal, Itália e Espanha.

O secretário Rogério Marinho se reuniu com a equipe de coordenadores da Sedec para dar continuidade aos desdobramentos da missão e iniciarem o agendamento de visitas dos investidores ao Rio Grande do Norte e as orientações de apoio técnico. De acordo com o secretário a missão serviu para firmar o Rio Grande do Norte como local estratégico para empresas que pretendem investir no mercado local e nacional.

Durante a missão aconteceram 16 encontros de trabalho com grupos empresariais e autoridades de Estado para dar prosseguimento a alguns negócios já em andamento no Rio Grande do Norte, além de discutir a viabilidade de atrair indústrias e centros de distribuição para estado.

Do encontro com o presidente da companhia aérea TAP, em Portugal, ficou definida a vinda de uma equipe técnica para avaliar a ampliação da empresa no Rio Grande do Norte a partir do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante. A ideia é aproveitar a boa localização do aeroporto para transformar o RN no portão de entrada de passageiros e cargas da TAP para os países do continente sul americano.

Na Itália, foram discutidos os Termos de Compromisso da instalação das empresas Real Solar, Bacilieri Equipamentos Elétricos e a Enerbra Indústria e Comercio de Painéis Solar.

Os três empreendimentos representam investimento da ordem de R$ 780 milhões no segmento de energia solar, geração de 700 empregos diretos e faturamento anual de R$ 885 milhões. As empresas se instalarão em Arez, com uma fábrica de painéis fotovoltaicos, fábrica de componentes elétricos para painéis, instalações residenciais e industriais e parques solares e um parque para geração de energia solar.

As empresas já definiram a equipe de profissionais italianos que virá ao país cuidar de todos os procedimentos. No período de 25 a 28 desse mês a equipe estará no Rio Grande do Norte para definição dos procedimentos de construção das fábricas, início das operações, além de reuniões com órgãos estaduais e municipais e contato com fornecedores locais.

Do encontro com empresários italianos da Astra Energia, foi relatado o interesse da empresa em também investir no segmento de energia renovável com a instalação de uma fábrica de equipamentos de energia solar. A ideia é firmar parceria com a Brasventos – que já possui parques eólicos em Galinhos.

A direção da Astra Energia já está com reuniões agendadas a partir da terça-feira (26) no Rio Grande do Norte para tratar das questões relativas aos investimentos do grupo no estado. O objetivo das reuniões é discutir o planejamento da atuação da empresa no estado e definir a áreas possíveis para instalação da fábrica de painéis e funcionamento dos parques fotovoltaicos.

As reuniões de trabalho para tratar do segmento de energia também incluíram o encontro com o presidente mundial da Enel Green Power, Maurizio Bezzeccheri, que destacou a importância da energia limpa em todo o mundo e as pesquisas feitas pela empresa no sentido de utilizar micro e pequenos produtores de energia nas redes de distribuição. O Governo do Estado viabilizará a discussão para formação de uma rede integrada de energia renovável.

A reunião com o grupo Fiorentini – líder na fabricação de máquinas de limpeza para indústrias e grandes áreas – que tem como um dos seus principais clientes o Vaticano resultou no interesse em abrir um parque industrial no RN. Inicialmente, a empresa montará uma unidade de comercialização de equipamentos e produtos no RN para aproveitar os benefícios do IMPORT-RN e em março o estado receberá a visita dos empresários para iniciar todo o processo do novo negócio, o que agilizará a entrada da empresa no mercado brasileiro.

Para tratar de logística e parcerias com o Rio Grande do Norte por meio de seus equipamentos de logística, o secretário e o adjunto da Sedec se reuniram na Espanha com o secretário de Desenvolvimento Econômico da província de Aragon, Arturo Aliarga López, e conheceram a evolução da Plataforma de Logística em funcionamento na cidade de Zaragoza. Resultado do encontro, em abril o RN receberá a visita de autoridades da província e empresários com o objetivo de viabilizar um intercâmbio logístico e comercial entre a província de Aragon e o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Na Espanha, a reunião com a empresa farmacêutica AGB, do empresário Américo Govantes Burguete, garantiu ao RN a vinda do grupo para viabilizar uma unidade industrial. O grupo atua na fabricação de medicamentos utilizados em tratamento de hemodiálise e já iniciou estudos para uma unidade na Região Metropolitana de Natal com o objetivo de atender a demanda do mercado nacional.


A partir da próxima semana a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Econômico iniciará uma agenda para receber os empresários visitados durante a missão do Governo e definir as ações necessárias para efetivar rapidamente os investimentos na economia do RN.

Os desdobramentos da missão devem impactar inicialmente nas atividades dos setores de energia renovável, importação, medicamentos e máquinas industriais.



Reunião com o presidente da Enel Green Power


Reunião com o presidente da Enel Green Power
 
Blog do BG



Nenhum comentário:

© Copyright 2011 - 2018, Afonso Bezerra em FOCO - Todos os direitos reservados. Contato: abemfoco@gmail.com