sábado, 1 de dezembro de 2012

Começa hoje campanha de vacinação antirrábica

A campanha estadual de vacinação antirrábica se inicia neste sábado (01), o objetivo é evitar a proliferação da doença. Em Natal, serão 190 postos instalados em todas as zonas da cidade, para que todos os animais domésticos sejam vacinados.

O último registro de caso de raiva em um ser humano, na capital potiguar, foi no ano de 1983, há 29 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará a abertura do Dia “D”, às 08 horas, no supermercado Nordestão da Avenida Salgado Filho, que será um dos postos de vacinação. A campanha vai acontecer até às 17 horas.

De acordo com o Diógenes Soares, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), somente caninos e felinos acima de três meses de vida poderão ser vacinados. Ele também conta que a substância injetável não possui efeitos colaterais.

Soares afirma que serão distribuídas 120 mil doses, fornecidas pelo Ministério da Saúde. “A gente quer vacinar o maior número de animais possíveis”, disse Soares.

O chefe do CCZ explica que vacinando os animais evita à proliferação da doença nos seres humanos, visto que o cachorro e o gato são os principais transmissores da raiva. “Assim como o ser humano, os animais não conseguem produzir uma grande quantidade de anticorpos para se protegerem”.

Quer dizer, a vacina é uma forma de estimular a produção de anticorpos, que é uma proteína que ajuda a impedir a entrada do vírus e outras toxinas podem provocar um problema de saúde.

A raiva é transmitida por um vírus e atinge todos os mamíferos. No ciclo urbano, ela atinge os seres humanos, cachorro e gato. Ela também pode ser passada por morcegos.

Soares afirmou que entre os anos de 2008 a 2012, houve o registro de seis casos de morcegos com a doença. “É preocupante, pois tanto os caninos quanto felinos podem ter contato com o morcego e assim, ficarem doentes ou passar por um ser humano”.

Serão 900 pessoas trabalhando no dia de hoje, equipe é formada por vacinadores, coordenadores e veterinários. Outros estados brasileiros já realizaram a campanha de vacinação. 

Um pouco mais sobre a doença

A raiva, também conhecida como hidrofobia, é causada pelo vírus da família Rhabdovirus e atinge todos os mamíferos. Ela pode acontecer a partir de três ciclos, que são: urbano, rural, aéreo, silvestre ou terrestre.

Doença apresenta evolução rápida e a letalidade ocorre em, aproximadamente, todos os casos. No ser humano, os sintomas aparecem 30 a 50 dias após o contágio, que são: paralisia dos membros inferiores, sensação de mal-estar, febre, salivação intensa e contrações intensas na região da garganta.

Nos animais, eles podem apresentar inquietação, mudanças no latido, salivação abundante, mudanças na alimentação e paralisia nas patas traseiras.

São cerca de 60.000 mortes por ano são registradas em decorrência da raiva, sobretudo, nos países da África e da Ásia. Na América Latina as medidas de controle desenvolvidas pelos países reduziram a incidência da raiva no homem para menos de 100 casos por ano.

 
Nominuto.com

Nenhum comentário:

© Copyright 2011 - 2018, Afonso Bezerra em FOCO - Todos os direitos reservados. Contato: abemfoco@gmail.com