
O eleitor natalense já é gato escaldado, e ao que parece não quer mais repetir os engodos eleitorais das duas últimas eleições, quando elegeu em um único turno sem avaliar melhor os outros candidatos, Micarla de Sousa (PV) prefeita de Natal, e Rosalba Ciarlini (DEM) governadora do estado.
Ao que tudo indica, desta vez, a eleição na capital potiguar caminha para o segundo turno, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto. A cada pesquisa, Carlos Eduardo Alves (PDT), que ainda se mantém na liderança, cai mais e o seu principal oponente, Hermano Morais (PMDB) sobe. Faltando pouco mais de 20 dias para o pleito já dá para observar essa tendência.
Carlos Eduardo Alves, aliás, vem pecando no seu marketing eleitoral insistindo em fazer uma campanha pelo retrovisor. Parece que a sua disputa é com a prefeita Micarla de Sousa (PV). Outra: O seu destempero emocional nos últimos dias parece refletir que a luz amarela acendeu de vez na sua campanha.
O dedo em riste na cara de Hermano Morais em um debate promovido pelos setores da saúde e o tom pejorativo ao dizer numa coletiva que o seu primo, ministro Garibaldi Alves Filho (PMDB), “está velho” e que por isso vem radicalizando na campanha, não pegou bem.
Reafirmo aqui o que já havia dito no início da campanha. O marqueteiro de Hermano Morais, jornalista João Maria Medeiros, acertou ao levar Hermano Morais a chamar Carlos Eduardo Alves para o embate direto, desmistificando a publicidade de que Carlos Eduardo Alves foi um bom prefeito para Natal. Claro, se comparado à Micarla de Sousa, qualquer um, até mesmo Aldo Tinoco, que foi o pior prefeito que Natal já teve , ganharia para Micarla.
O fato é que o programa eleitoral contribuiu para desconstruir o “candidato imbatível’ de mais de 60% de intenções de voto. Não se pode e não se deve subestimar o eleitor, muito menos com arrogância e soberba, achando que a eleição seria apenas cartorial.
É verdade que Carlos Eduardo Alves ainda mantém a liderança nas intenções de voto, mas também é verdade que o seu índice de rejeição é o maior dentre todos os postulantes ao cargo de prefeito. Isso é um detalhe importante e que vem sendo retratado em todas as pesquisas de intenção de voto. Certamente o eleitor está observando isso e pode acentuar ainda mais essa rejeição a seu nome. A conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário