quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Governo e Prefeitura firmam acordo para pagar dívidas da Saúde


O Governo e a Prefeitura do Natal firmam acordo para pagar dívidas em aberto com a Cooperativa Médica (Coopmed), que está com as atividades suspensas desde o dia 12 de setembro. A Prefeitura recebeu R$ 5,5 milhões do Estado para quitar débitos e resolver outros impasses. Os recursos foram entregues ontem (19) e a expectativa do Dr. Fernando Pinto, diretor da cooperativa, é que o dinheiro saia ainda hoje (20).

O motivo da suspensão foi à demora no pagamento da folha de pessoal desde maio passado, por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e desde junho pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap). O contrato da Coopmed na rede pública de saúde de Natal é feito através de uma parceria entre Governo e Prefeitura, responsáveis pelo pagamento de 60% e 40% do valor combinado, respectivamente.

De acordo com Fernando Pinto, o Estado já havia pagado todas as suas dívidas com a Coopmed. Fernando comentou que o Município tem uma dívida com o grupo de R$ 3,9 milhões. 

“Nós estamos esperando o dinheiro chegar para podemos retornar as nossas atividades”, disse o médico.

Por causa da paralisação das atividades, foram suspensas as cirurgias de média e alta complexidade e a realização de partos de usuários do Serviço Único de Saúde (SUS). Os atendimentos do SUS oferecidos em hospitais privados também foram prejudicados.

Uma assembleia será realizada na noite de quinta (20), na sede da Coopmed, para saber se os médicos vão acabar com a suspensão. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o órgão está resolvendo a situação para que o dinheiro chegue mais rápido possível.

Nominuto.com

Nenhum comentário:

© Copyright 2011 - 2018, Afonso Bezerra em FOCO - Todos os direitos reservados. Contato: abemfoco@gmail.com