quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Coluna de Tulio Lemos no Jornal de Hoje 12/09/2012


Divulgação
Carlos Eduardo doido
DESEQUILÍBRO
Erra quem diz que o ex-prefeito Carlos Eduardo estava desequilibrado durante o debate. Na verdade, Carlos Eduardo participa de eventos públicos em momentos de sensatez. Nos próximos debates, Carlos Eduardo já tem sua 'fantasia' pronta, feito por Sherloquinho. Dessa forma, ninguém precisa temer o filho de Agnelo.

SEGUNDO TURNO
O deputado federal Henrique Alves, em reunião há dois dias, com a presença de pelo menos 10 pessoas, foi questionado a respeito da possibilidade de Hermano Morais ir ao segundo turno. Respondeu positivamente. Quanto ao segundo questionamento do aliado, a resposta surpreendeu a todos.

FORA
O aliado do PMDB perguntou a Henrique se, num eventual segundo turno, ele aceitaria a governadora Rosalba Ciarlini em seu palanque. A resposta foi dura e direta, sem pedir segredo: "Não quero de jeito nenhum. Deus me livre; Hermano está muito bem pra se afundar com Rosalba". O desabafo de Henrique rendeu outra pergunta.

ROMPIMENTO?
O aliado insistiu na possibilidade de Rosalba realmente declarar apoio a Hermano e querer subir no palanque. Henrique foi ainda mais duro, para surpresa de quem assistiu: "Se ela vier, eu expulso. Nós não queremos Rosalba no palanque de Hermano em Natal. E, se ela ficar chateada, é até melhor, pois assim a gente rompe logo e se afasta desse Governo desgastado!". Quem imaginava que a relação do PMDB com a Rosa estava pelo menos 'razoável', saiu da reunião já vislumbrando um rompimento. O que é que tá havendo?

DECLARAÇÃO
A prefeita Micarla de Sousa deu declaração ontem a Robson Carvalho e Felinto Rodrigues, na 98FM. Disse que vai votar em Carlos Eduardo. Poderia parecer apenas uma ironia, o que seria natural para um adversário. Mas, inacreditável futebol clube, não foi. Ela tentou parecer que falava sério.

DECLARAÇÃO II
Micarla elencou 'motivos' que teriam feito tomar decisão tão absurda diante dos fatos ocorridos entre ambos. Citou 'gratidão' ao pai de Carlos Eduardo, a quem processa por calúnia, invocou o sobrenome Alves para 'abrir' portas em Brasília e disse que o filho de Agnelo é o que apresenta o programa de governo mais 'afinado' com a atual gestão.

ESTRATÉGIA
Aliados da prefeita Micarla de Sousa confidenciam que a 'declaração de voto' ao inimigo Carlos Eduardo, foi uma "estratégia" pensada pela Borboleta para atingir seu adversário. Como estratégia, é o reconhecimento de que, como não conseguiu fazer o bem durante sua gestão, pelo menos o mal será capaz de funcionar. Se porta ao papel de ser 'útil' como arma contra seu inimigo. Triste fim.

VALIDADE
O detalhe da tal estratégia é que dificilmente há quem acredite que Micarla, de fato, está falando a verdade e que, realmente, vai votar em Carlos Eduardo. Portanto, do ponto de vista prático da validade do feito, é praticamente nulo. Pelo contrário. O fato até pode ser usado por Carlos Eduardo para se fazer de vítima, dizendo que está sendo alvo de uma armação contra sua candidatura. É mais fácil de acreditar.

RECURSOS
Em uma campanha política, não há margem para estratégias que possam dar margem a dúvidas. Há de se usar recursos verdadeiros e incontestáveis, que o eleitorado seja alertado do fato e de suas conseqüências para a vida dele. Algo que ele não sabia ou não tinha dimensão do ocorrido. Inventar ou dissimular tem efeito contrário.

PREJUÍZO
Se Micarla quis prejudicar Carlos Eduardo, poderá até ajudá-lo. Afinal, é inconcebível duas opiniões radicalmente opostas se transformarem em única como num passe de mágica, carente de argumentos ou justificativas. A Borboleta fez teatro mais uma vez e só fez piorar sua situação.

GELADEIRA
Durante reunião com eleitores na Zona Norte, o candidato a vereador Luiz Almir foi questionado por uma 'bichinha': "Se o senhor for eleito, como vai tratar os gays?". O seresteiro, sempre bem humorado, respondeu: "Vou tratar com todo o carinho. Até porque, gay é como geladeira, toda casa tem uma". A turma caiu na risada e Luiz Almir conquistou o voto de toda a turma.
 
LANÇAMENTO
O advogado e professor Erick Pereira, lança amanhã, (13), em Mossoró, a edição 2012 do Manual das Eleições. O evento está marcado para começar a partir das 19h, no Requinte Buffet. O lançamento feito em Natal, foi um sucesso.

FONTE NACIONAL
Por falar em Erick Pereira, o jurista potiguar continua sendo fonte para a imprensa nacional. O Jornal do Brasil ouviu o filho de Emmanoel sobre divulgação de nomes e salários do poder público. Doutor em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo, Erick tem sido convidado a dar opinião sobre diferentes temas aos veículos de comunicação nacionais.

Por Tulio Lemos

Nenhum comentário:

© Copyright 2011 - 2018, Afonso Bezerra em FOCO - Todos os direitos reservados. Contato: abemfoco@gmail.com